Consultoria Empresarial

QUANTAS DIFERENÇAS PROMOVER EM UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO?

ALTERNATIVAS DE POSICIONAMENTO

O posicionamento ideal almejado para uma marca é ser a “número um” na percepção do mercado. Para isso, as empresas buscam diferenciar sua oferta de produtos, serviços e sua imagem frente à concorrência. Através de determinados atributos (características, benefícios, preço, status, entre outros) , as empresas buscam criar vantagem competitiva e destacar suas marcas na mente dos consumidores.

Muitos profissionais de marketing defendem a promoção de apenas um benefício central. Ries e Trout, por exemplo, são favoráveis à uma mensagem sistemática de posicionamento, onde cada marca deveria  definir  um atributo e buscar ser a “número um” nesse atributo escolhido.

Os posicionamentos do tipo “número um”  incluem a promoção de atributos como:

– “A melhor qualidade”;

– “O melhor atendimento”;

– “O menor preço”;

– “O maior valor agregado”;

– “O mais seguro”;

– “A maior rapidez “;

– “O mais customizado”;

– “O mais prático (fácil de usar)”;

– “A tecnologia mais avançada”.

Entretanto, nem todos concordam que um posicionamento de benefício único é sempre o melhor. Por exemplo, um posicionamento de duplo benefício pode ser necessário quando duas ou mais empresas alegam serem as melhores no mesmo atributo. Há também, casos bem-sucedidos de posicionamento de triplo benefício. Tudo depende do contexto e do nível de concorrência.

O principal desafio é convencer os consumidores de que a marca oferece todos esses benefícios. À medida que as empresas aumentam o número de afirmações sobre suas marcas, elas correm o risco de perderem o foco, o posicionamento e a credibilidade de suas ações de marketing.

Referência KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

RIES, Al e TROUT, JACK. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo. Pioneira, 2000.

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