QUANTAS DIFERENÇAS PROMOVER EM UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO?
O posicionamento ideal almejado para uma marca é ser a “número um” na percepção do mercado. Para isso, as empresas buscam diferenciar sua oferta de produtos, serviços e sua imagem frente à concorrência. Através de determinados atributos (características, benefícios, preço, status, entre outros) , as empresas buscam criar vantagem competitiva e destacar suas marcas na mente dos consumidores.
Muitos profissionais de marketing defendem a promoção de apenas um benefício central. Ries e Trout, por exemplo, são favoráveis à uma mensagem sistemática de posicionamento, onde cada marca deveria definir um atributo e buscar ser a “número um” nesse atributo escolhido.
Os posicionamentos do tipo “número um” incluem a promoção de atributos como:
– “A melhor qualidade”;
– “O melhor atendimento”;
– “O menor preço”;
– “O maior valor agregado”;
– “O mais seguro”;
– “A maior rapidez “;
– “O mais customizado”;
– “O mais prático (fácil de usar)”;
– “A tecnologia mais avançada”.
Entretanto, nem todos concordam que um posicionamento de benefício único é sempre o melhor. Por exemplo, um posicionamento de duplo benefício pode ser necessário quando duas ou mais empresas alegam serem as melhores no mesmo atributo. Há também, casos bem-sucedidos de posicionamento de triplo benefício. Tudo depende do contexto e do nível de concorrência.
O principal desafio é convencer os consumidores de que a marca oferece todos esses benefícios. À medida que as empresas aumentam o número de afirmações sobre suas marcas, elas correm o risco de perderem o foco, o posicionamento e a credibilidade de suas ações de marketing.
Referência KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
RIES, Al e TROUT, JACK. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo. Pioneira, 2000.
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