SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA
A segmentação geográfica é feita com a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas (países, estados, regiões, cidades, bairros, localidades, shoppings, ruas, centros comerciais, lojas).
A empresa pode atuar em uma, em algumas ou em todas as áreas geográficas, prestando sempre atenção nas diferenças locais. Dentre os aspectos a serem considerados para a segmentação geográfica, destacam-se:
– Extensão do mercado potencial;
– Infra-estrutura disponível;
– Acessibilidade para clientes e fornecedores;
– Concentração geográfica (proximidade com áreas economicamente desenvolvidas);
– Classificação entre áreas urbanas, suburbanas ou rurais;
– Descrição dos principais fatores climáticos;
Geralmente a segmentação geográfica é utilizada em conjunto com outros descritores de segmentação de mercado: fatores demográficos, psicográficos e comportamentais. Esses temas serão abordados nesse site:
– SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA;
– SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA;
– SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL;
– SEGMENTAÇÃO GEODEMOGRÁFICA.
Referência
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
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