Consultoria Empresarial

SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA

Marked on Map

A segmentação geográfica é feita com a divisão do mercado em diferentes unidades geográficas (países, estados, regiões, cidades, bairros, localidades, shoppings, ruas, centros comerciais, lojas).

A empresa pode atuar em uma, em algumas ou em todas as áreas geográficas, prestando sempre atenção nas diferenças locais. Dentre os aspectos a serem considerados para a segmentação geográfica, destacam-se:

– Extensão do mercado potencial;

– Infra-estrutura disponível;

– Acessibilidade para clientes e  fornecedores;

– Concentração geográfica (proximidade com áreas economicamente desenvolvidas);

– Classificação entre  áreas  urbanas, suburbanas ou rurais;

– Descrição dos principais fatores climáticos;

Geralmente a segmentação geográfica é utilizada em conjunto com outros descritores de segmentação de mercado: fatores demográficos, psicográficos e comportamentais. Esses temas serão abordados nesse site:

– SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA;

– SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA;

– SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL;

– SEGMENTAÇÃO GEODEMOGRÁFICA.

Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

Uma resposta

  1. Pingback: BASES PARA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR « Daniel França

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