PROCEDIMENTOS PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Um modo de descobrir novos segmentos é através da identificação da Hierarquia de Necessidades representada pelos principais atributos que os consumidores procuram antes de escolher uma marca ou produto.
A identificação de segmentos de mercado, passa por três estágios, a saber: levantamento, análise e determinação do perfil.
Levantamento
É feito, primeiramente, através de Pesquisa Qualitativa (grupos de foco, entrevistas em profundidade ou outras técnicas adequadas para cada caso), para ter uma perspectiva das motivações, preferências, comportamentos e atitudes dos consumidores.
Após isso, é realizada uma Pesquisa Quantitativa, por meio de coleta de dados através de um questionário para a classificação de importância dos atributos, identificação de características demográficas, geográficas, psicográficas, preferências de mídias e canais de distribuição, percepção da imagem da marca e a utilização dos produtos e serviços.
Análise
Aplica-se uma análise fatorial para extrair variáveis altamente correlacionadas, e em seguida, é feita uma análise por conglomerado, para determinar um número específico de segmentos diferenciados.
Determinação do perfil
Cada segmento é detalhado em seus fatores demográficos, psicográficos, hábitos de consumo, preferências de canais de comunicação e distribuição. Cada segmento recebe um nome significativo conforme suas características.
O acompanhamento de mudanças na hierarquia de Necessidades (atributos valorizados pelo público-alvo) deve ser realizado constantemente para que as empresas possam se adaptar às prioridades mais relevantes ao longo do tempo.
Referência:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
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janeiro 7, 2013 às 4:06 am