Consultoria Empresarial

SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA

SEGMENTACAO DEMOGRAFICA

As variáveis demográficas são as bases de segmentação mais utilizadas para a distinção de grupos de clientes e consumidores. São também as mais fáceis de serem avaliadas.

A segmentação demográfica é tão importante que, mesmo quando o mercado não é descrito em termos demográficos, é necessário relacionar-se as características demográficas para que se possa estimar o tamanho do mercado-alvo e o meio de comunicação que deverá ser usado para atingi-lo de maneira mais eficiente.

As necessidades, desejos, exigências e hábitos de consumo dos clientes estão frequentemente relacionados a estas variáveis. Sendo assim, o  mercado é dividido em grupos de variáveis demográficas básicas, como,  classe social, sexo, idade, tamanho da família, rendimentos, geração.

Dentre as principais variáveis demográficas utilizadas para a segmentação destacam-se:

Idade e Ciclo de Vida

As necessidades e escolhas na hora de consumir, variam conforme a idade e a fase da vida dos consumidores.

Esta distinção pode ser  feita com a divisão do mercado em:

Faixas etárias:

Como, por exemplo: consumidores com idade abaixo de 6 anos; entre 6 e 11 anos; entre  12 e 19 anos; entre  20 e 34 anos; entre  35 e 49 anos; entre 50 e 64 anos e; com 65 ou mais anos de idade.

Fases do Ciclo de Vida:

Como exemplo de segmentação pela fase no ciclo de vida, o mercado poderia ser dividido entre:

– Crianças, jovens, adultos e  idosos;

– Solteiros e casados;

– Com ou sem filhos;

– Pela idade dos filhos que ainda moram na casa dos pais;

– Pelo tamanho da família ou número de  filhos que ainda moram com os pais.

Sexo

As expectativas e preferências de consumo variam conforme o gênero dos consumidores. As empresas estão cada vez mais aptas a reconhecer essas diferenças e oferecer opções para atender as diferentes exigências que decorrem desta variável demográfica. Os produtos e serviços são projetados com características diferenciadas para agradar tanto ao público masculino quanto ao público feminino.

Rendimento 

Esta é uma das variáveis mais utilizadas, no entanto, o rendimento não deve ser considerado isoladamente, pois existem outros fatores que determinam a propensão a consumir determinados produtos e serviços. A divisão do mercado realizada pela variável rendimento, costuma considerar a renda total das famílias com valores expressos em reais ou número de salários mínimos.

Geração

Cada geração é influenciada pela época em que foi criada. Músicas, filmes, moda, movimentos políticos, eventos e  ideologias de cada período, influenciam as motivações e hábitos de consumo. Uma divisão muito utilizada atualmente, distingue as gerações entre:

–  Geração dos baby-boomers  – nascidos entre 1945 e 1964;

– Geração X  – nascidos a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, podendo alcançar o início dos anos 1980, sem contudo ultrapassar 1984;

– Geração Y – também chamada geração da internet, nascidos após 1980, segundo alguns autores, abrange também alguns nascidos entre meados da década de 1970 até meados da  década de 1990.

– Geração Z – pessoas nascidas desde a segunda metade da década de 1990 até os dias de hoje.

Classe social 

A classe social exerce forte influência no comportamento do consumidor. Muitas empresas focam suas atividades para atender classes sociais específicas. Porém, é importante lembrar que as preferências das classes sociais podem mudar ao longo do tempo e existem várias outras características importantes a serem consideradas para a segmentação de mercado. As classes sociais estão atualmente distribuídas em: Classe A1; Classe A2; Classe B1; Classe B2; Classe C1; Classe C2; Classe D e Classe E.

Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

Uma resposta

  1. Pingback: BASES PARA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR « Daniel França

Deixe um comentário