ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO
DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO.
De acordo com Kotler (2000), “Posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo”.
Ou seja, a Estratégia de Posicionamento é utilizada para comunicar e fazer com o público-alvo conheça e retenha na memória as características, os benefícios e uma imagem diferenciada e favorável para a marca de um produto ou empresa.
O termo “Posicionamento” foi popularizado por dois executivos da área de propaganda: Al Ries e Jack Trout. Eles definiram o “Posicionamento” como um exercício criativo feito a partir de um produto já existente.
Segundo eles, “O Posicionamento começa com um produto. Uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo uma pessoa … Mas o posicionamento não é o que você faz com o produto. O posicionamento é o que você faz com a mente do cliente potencial. Ou seja, você posiciona o produto na mente do cliente potencial”.
Não basta ter uma oferta de mercado excelente e fazer uma segmentação assertiva. As empresas precisam planejar o posicionamento que pretendem atingir, isto é, como querem ser reconhecidas pelo mercado, uma vez que, mesmo não planejando, o produto terá uma imagem que muitas vezes não corresponde às expectativas estratégicas .
Referência
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
RIES, Al e TROUT, JACK. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo. Pioneira, 2000.
Deixe um comentário