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BASES PARA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR

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A maneira mais adequada para se definir o modo como a segmentação será realizada, dependerá muito do tipo de  produto comercializado e das exigências de cada mercado. De um modo geral, os profissionais de Marketing realizam esta segmentação de duas formas distintas, partindo-se das características ou das respostas dos consumidores:

Características dos consumidores

Alguns pesquisadores definem segmentos observando as características dos consumidores, dentre elas: idade, renda, sexo, localização, valores pessoais, hábitos de consumo. Depois disto, verificam se estes segmentos possuem diferentes necessidades ou  respostas em relação ao produto ou serviço oferecido.

Respostas dos consumidores

Outros examinam os segmentos observando as respostas dos consumidores com relação aos benefícios procurados, marcas e ocasiões de uso. E depois, verificam se as diferentes características  estão associadas às respostas encontradas.

De qualquer forma, o objetivo  é  adotar o modo mais eficiente para se visualizar a estrutura do mercado, identificar os diversos segmentos e descrever as características de cada um deles.

As  principais variáveis que servem como base para o processo de  segmentação de mercado são os fatores geográficos, demográficos, psicográficos e  comportamentais.

Com base nesses fatores, veremos mais detalhadamente neste site, as seguintes formas de segmentação:

– SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA;

– SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA;

– SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA;

– SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL;

– SEGMENTAÇÃO GEODEMOGRÁFICA.

Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

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