Consultoria Empresarial

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

PRODUCT LIFE CYCLE

Quando uma empresa lança um produto no mercado, o objetivo é que esse produto tenha aceitação por parte dos clientes, rentabilidade para a empresa e uma longa vida útil.  Entretanto, sabe-se que esse produto não venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”.

Para afirmar que os produtos também tem um ciclo de vida, temos que considerar quatro pontos:

– Os produtos tem uma vida limitada,

– As vendas dos produtos passam por estágios distintos, sendo que cada um apresenta desafios, oportunidades e problemas diferentes para o marketing,

– Os lucros sobem e descem em diferentes estágios do ciclo de vida do produto,

– Os produtos requerem estratégias de marketing, financeiras, de produção, de compras e de recursos humanos diferentes para cada estágio de seu ciclo de vida.

A maioria dos produtos tem seu ciclo de vida retratado por uma curva em forma de sino. Essa curva é geralmente é dividida em quatro fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

1- Introdução: um período de baixo crescimento de vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado. Não há lucros nesse estágio, devido às pesadas despesas com a introdução do produto,

2- Crescimento: um período de rápida aceitação do mercado e melhoria substancial dos lucros,

3- Maturidade: um período de baixa no crescimento das vendas. Isto porque o produto já conquistou a aceitação da maioria dos compradores potenciais. Os lucros se estabilizam ou declinam, devido à competição acirrada,

4- Declínio: o período em que as vendas mostram uma queda vertiginosa e os lucros desaparecem.

O conceito de ciclo de vida do produto e do ciclo de vida do mercado é bastante amplo, esse será o assunto dos nossos próximos posts.

Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

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