Consultoria Empresarial

MARKETING DE RELACIONAMENTO

MARKETING DE RELACIONAMENTO

O Marketing de Relacionamento consiste em estabelecer relacionamentos mutuamente satisfatórios, no longo prazo, entre uma empresa e seus parceiros comerciais: clientes, funcionários, fornecedores, distribuidores, divulgadores e demais partes envolvidas na cadeia de valor do negócio, criando-se desse modo, uma Rede de Marketing com relacionamentos profissionais compensadores para todos os envolvidos.

Cada vez mais, a concorrência não é entre empresas, mas entre Redes de Marketing, sendo que o sucesso é alcançado pelas empresas que tiverem construído a melhor rede de relacionamentos profissionais (assessoria contábil e jurídica, agências de publicidade, assessoria de marketing, revendedores, distribuidores e consultorias).

O resultado final do Marketing de Relacionamento é a construção de um patrimônio corporativo singular (parcerias de longo prazo), isso proporciona a redução de custos de transação de bens e serviços entre as partes. Nos casos mais bem sucedidos, as transações deixam de ser negociadas de tempos em tempos e se tornam rotineiras, por conta da relação de confiança e da eficiência desses relacionamentos.

O princípio operacional é simples: construa uma rede de relacionamentos com os principais públicos interessados e os lucros serão uma consequência.

Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

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