Consultoria Empresarial

ESCOLHA ÉTICA DOS MERCADOS-ALVO

ESCOLHA ETICA DOS MERCADOS-ALVO

A segmentação de mercado e definição do público-alvo (target), deve ser feita  de maneira socialmente responsável. Alguns segmentos geram polêmica e muitos debates sobre ética e responsabilidade social.

Cada vez mais, a sociedade se preocupa quando algumas empresas tiram vantagens desleais sobre grupos vulneráveis, a exemplo do público infantil, ou promovem produtos potencialmente prejudiciais, como os derivados do tabaco ou alimentos ricos em sal, gordura e aditivos que possam representar riscos à saúde, sem ao menos se preocuparem com as consequências do consumo destes produtos.

Para uma atuação ética, o marketing deve adotar como critério uma seleção de mercado-alvo que vise não apenas o interesse das empresas, mas também o interesse de cada segmento ou  grupo de consumidores escolhido.

Através de um relacionamento de respeito pelo consumidor é possível oferecer produtos e serviços que tenham valor para a sociedade e reconhecimento por parte dos clientes.

Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000. p. 299.

Deixe um comentário