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REQUISITOS PARA UMA SEGMENTAÇÃO EFETIVA

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Vale lembrar que as diversas formas de segmentação tem suas aplicações e relevância de acordo com as características de cada mercado, ou seja, nem todas as segmentações são necessárias ou úteis para todas as empresas.

Por exemplo, os consumidores de sal de cozinha poderiam ser divididos em clientes loiros e morenos, mas a cor do cabelo não seria relevante na compra do sal. Além disso, se de um modo geral, todos os compradores costumam consumir a mesma quantidade de sal por mês, acreditam que todo sal é igual e costumam pagar o mesmo preço por marcas diferentes desse mesmo produto, do ponto de vista do Marketing este mercado é minimamente segmentável.

Existem alguns requisitos para que uma segmentação seja efetiva. Para isso, os segmentos  de mercado devem ser:

Mensuráveis

O poder aquisitivo, o tamanho e as características dos segmentos devem ser passíveis de mensuração.

Substanciais

Os segmentos devem ser grandes e rentáveis o suficiente para serem atendidos. Um segmento deve ter o maior grupo homogêneo possível e um planejamento de Marketing adequado a este público.

Acessíveis

Os segmentos devem ser efetivamente possíveis de serem alcançados e atendidos.

Diferenciáveis

Os segmentos são conceitualmente distintos e respondem de maneira diferente a cada elemento e ação no Mix de Marketing.

Acionáveis

Deve ser possível o desenvolvimento de programas e ações de Marketing para atrair e atender os segmentos.

Referência

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

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