SEGMENTAÇÃO GEODEMOGRÁFICA (multi-atributos)
A segmentação geodemográfica é mais assertiva do que os estudos demográficos tradicionais. As análises de Marketing atualmente, tendem a combinar diversas variáveis para tentar identificar grupos-alvo pequenos e mais definidos, como por exemplo, os moradores de uma rua, bairro ou região de uma determinada cidade. Os habitantes de cada agrupamento tendem a levar uma vida semelhante:
– Dirigir carros similares,
– Possuir empregos e ocupações parecidas,
– Preferir as mesmas revistas e jornais,
– Ter grau de instrução e poder aquisitivo semelhantes.
Um dos desenvolvimentos mais promissores na segmentação de mercado é a análise geodemográfica (geoclustering). Essa maneira de dividir o mercado, fornece descrições mais detalhadas dos consumidores e da área geográfica onde eles vivem.
Através dessas informações é possível responder a questões como:
– Em quais agrupamentos (ruas, bairros ou regiões da cidade) estão nossos clientes?
– Quais regiões e formas de promoção nos permitiriam as melhores oportunidades de negócio?
A importância da segmentação geodemográfica ou segmentação de multi-atributos está crescendo, uma vez que ela consegue captar a diversidade da população com custos cada vez mais reduzidos.
O Marketing de micro-segmentos já pode ser utilizado por micro e pequenas empresas, uma vez que, programas de computador e bancos de dados estão estão cada vez mais acessíveis e fáceis de usar.
Referência
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
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