POSICIONAMENTO DA OFERTA AO LONGO DO CICLO DE VIDA
A estratégia de posicionamento deve ser constantemente reavaliada, uma vez que o produto, o público-alvo e os concorrentes se modificam ao longo do tempo. Essas mudanças determinam o ciclo de vida do produto e do mercado para cada oferta de produtos e serviços disponíveis.
Um produto passa por diferentes estágios de interesse e exigência dos compradores, desde seu lançamento até a sua retirada das prateleiras, a estratégia de posicionamento deve se adequar a cada uma dessas fases de evolução do ciclo de vida do produto e do mercado.
Além disso, quando uma empresa atinge sucesso, os concorrentes logo copiam seus diferenciais, fazendo com que a maior parte das vantagens competitivas não dure muito. Por isso, as empresas estão constantemente buscando novas características para atrair a atenção e o interesse de consumidores cada vez mais exigentes que buscam o maior número de benefícios com o menor preço.
É importante considerarmos também, as condições e tendências econômicas, para o planejamento de estratégias apropriadas de acordo com cada estágio a fim de estender a vida do produto e sua lucratividade, tendo sempre em mente que ele não durará para sempre.
Nos próximos artigos abordaremos maneiras de uma empresa efetivamente diferenciar e posicionar sua oferta para conquistar vantagem competitiva ao longo do ciclo de vida de um produto ou oferta de mercado.
Referência
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
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maio 9, 2013 às 2:02 pm